Correspondências

A exposição “Correspondência” conecta e confronta visões de mundo entre a artista senegalesa Kine Aw e o artista brasileiro Genivaldo Amorim. Com curadoria de Aurora Martínez, a exposição ocupa o interior e o exterior do Espaço Cultural TOTE, como metáfora do princípio universal da Correspondência, no qual se baseia a curadoria. Este segundo princípio hermético, ou lei universal, dita que “como em cima, quanto embaixo”, “como dentro, quanto fora”. Nas palavras da curadora colombiana, agora residente em São Paulo depois de anos vivendo e trabalhando na África, Europa, Caribe e Estados Unidos: “Minha intenção é trazer um fragmento palpável da realidade da subjetividade de uma artista senegalesa e colocá-la em uma nova abordagem a partir deste lado do Atlântico, repensando uma resposta à essa realidade a partir da subjetividade de um artista brasileiro. Para entender a diferença entre um e outro, precisamos de conversas e dinâmicas que atravessem barreiras e nos levem a um terreno comum de unidade. Os princípios herméticos fornecem guias universais que ajudam a aproximar-se do distante, compreender realidades desconhecidas e torná-las familiares. Este princípio é uma ferramenta fundamental na abordagem de territórios aparentemente distantes... e permite digerir a narrativa baseada na unidade com ênfase na conexão entre ambas as obras como criadoras de um terceiro território, uma criação conjunta, uma nova obra.”

 
 
 

Kine Aw (1977. Dakar, Senegal), que apresenta uma série de desenhos que fazem referência ao cabelo e penteado das mulheres do seu país, é uma das poucas mulheres artistas senegalesas. Pintora, desenhista e escultora, muito envolvida na representação da experiência feminina do Sahel (região no norte África logo abaixo do deserto do Saara que inclui diversos países, entre eles o Senegal) através de formas geométricas orgânicas e desconstruídas. Esta é sua primeira exposição no Brasil.

Genivaldo Amorim (1973. Umuarama, Brasil) Vive e trabalha em Valinhos SP, Brasil. Seu trabalho se concentra na virtude mutável de objetos, processos, intenções. Sua principal preocupação emerge da indicação das possibilidades do caminho no destino das obras e da relação dos diferentes públicos com elas. Trabalha com instalações, pintura, tecido, desenho, objetos e diversas outras mídias e suportes. Para a exposição no TOTE apresenta duas instalações, que são novos desdobramentos de outras obras realizadas em outras configurações. Sua preocupação em se conectar com sua ancestralidade afrodescendente é evidente em sua participação ativa e contínua durante os últimos anos em diferentes projetos em vários países do continente africano.

silvia ribeiro

webdesign, portfolio, visual identity, digital art: stories with a unique look

https://www.silviaribeiro.com
Anterior
Anterior

Duro desejo de durar

Próximo
Próximo

Fleeting Moments of Joy